Utilização do Lector Live gera economia de R$ 3,5 milhões por ano para a Senior Sistemas

A blumenauense Senior Sistemas, uma das empresas nacionais pioneiras do setor tecnológico, utiliza o sistema Lector Live para realizar treinamentos e reuniões desde 2005. Com um fluxo de até 50 mil participações ao ano em treinamentos, calcula que economizou mais de R$ 3,5 milhões em treinamentos com o uso do Lector Live, apenas em 2010. Além disso, a área de Gestão de Conhecimento já gera receitas que ultrapassam R$ 1 milhão ao ano. Confira abaixo a entrevista que a Senior Sistemas cedeu exclusivamente para o blog Mundo à Distância:

Blog Mundo à Distância – Para quais finalidades a Senior Sistemas utiliza o Lector Live?

Senior Sistemas – A Senior utiliza o Lector Live para realizar Seminários WEB de divulgação de produtos, Reuniões à Distância com filiais e canais de distribuição e, principalmente, Treinamentos on-line para capacitar seus colaboradores, canais de distribuição, clientes e a comunidade em geral.

Blog – Quantas pessoas o utilizam?

Senior – O público-alvo que hoje utiliza o Lector Live chega a 3.000 pessoas que, juntas, somam 50.000 participações ao ano em treinamentos de produto Senior.

Blog – O que mudou para a empresa com a utilização da ferramenta?

Senior – A Senior já utilizava esporadicamente o Lector Live desde 2005, mas foi a partir do final de 2007, quando decidiu estruturar sua área de Gestão do Conhecimento, que adotou uma metodologia baseada no e-Learning, implementada pela Edubrix, que o Lector foi utilizado de maneira intensiva. 90% de todos os treinamentos de produto hoje são realizados através desta ferramenta.

Blog – Houve diminuição de gastos? É possível quantificar?

Senior – A diminuição dos gastos foi significante em vários sentidos. A cada participação num treinamento on-line, estima-se uma economia de R$70,00. Como no último ano foram 50.000 participações, é fácil ter uma estimativa. Mas o grande foco da Senior não foi redução de gastos, e sim criação de novas alternativas de capacitação. Nenhum orçamento de treinamento foi reduzido, mas conseguiu-se capacitar muito mais profissionais em menos tempo e com os mesmos recursos financeiros. A principal economia foi com despesas logísticas e o custo de oportunidade – o custo dos próprios profissionais que teriam que abandonar suas atividades caso fossem a um treinamento presencial. Com o e-Learning, eles puderam participar de treinamentos de meio período, 2 horas , 1 hora, sem ter que sair de suas mesas. Esta possibilidade cria novas oportunidades de capacitação que simplesmente não existiriam caso o treinamento fosse presencial.

Blog – Existe alguma receita hoje, após adotar o ensino à distância, que antes não existia? É possível quantificar?

Senior – Com certeza. Até 2007, a área de treinamento tinha receitas anuais abaixo de R$300.000,00. Era focada apenas na capacitação de canais, presencial e não cobrava por isso. O problema para o canal era o custo de deslocar profissionais até Blumenau ou mesmo para São Paulo, para ficar entre dois dias e uma semana se capacitando nas soluções da Senior.

A partir da criação da Gestão do Conhecimento Senior, foi criada uma unidade de negócio com foco na geração de receitas que hoje chega a R$1 milhão / ano, com previsão de crescimento para os próximos anos, à medida que canais passam a vender estes treinamentos para seus clientes e que profissionais da comunidade também poderão comprar estes cursos.

Blog – De que outras formas a Senior foi beneficiada com a utilização do Lector Live?

Senior – Redução do tempo de go-to-market; Redução de custos de viagem; Rapidez das comunicações internas com a cadeia de valor (canais, clientes, etc)

Blog – A ferramenta supre as necessidades da Senior Sistemas?

Senior – Sim.

Blog – Já utilizou alguma customização especial da ferramenta? Qual a modificação principal?

Senior – Foi feita a integração do LMS que a Senior utiliza com o Lector Live, além de customizações para geração automática de gravações e envio de links para os participantes com duração pré-definida.

Blog- Como você avalia o suporte e o atendimento ao cliente realizado pela Lector Tecnologia?

Senior – O suporte e atendimento atendem às expectativas da Senior.

 

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