Conheça melhor o HTML5

Um termo que já foi falado em 2011 e que em 2012 também será muito comentado em termos de internet é HTML 5. Vamos explicar hoje o que é esta linguagem de estruturação de páginas na internet e o que ela vai modificar o jeito de administrar sites e navegar na web. Porém, antes vamos falar um pouco mais sobre o que é linguagem HTML.

O que é linguagem HTML

Quase todo mundo já ouviu falar em linguagem HTML. E mesmo as pessoas que nunca ouviram falar este termo, mas navegaram na internet se depararam com o HTML. Ela é nada mais do que a linguagem que decodifica diversos sinais e os transforma nos sites que navegamos. Isto é feito através da Tags, elemento que transforma códigos em imagens, tipos de fonte diferentes e formatação. A primeira versão do HTML era quase arcaica. Quase não havia tags diferentes. Os sites eram praticamente um amontoado de texto. Ainda bem que este quadro se modificou.

O HTML se modificou e evoluiu. A quinta versão do código de linguagem promete revolucionar a internet mais uma vez. Agora algumas tags ganharam títulos exclusivos. É o caso das tags de <video> e <audio>. Isto vai melhorar o tempo de carregamento das páginas com estes elementos. Além disso, algumas outras tags serão novidade no HTML: são as Tags de <section>, <article>, <header> e <nav>. Isto vai facilitar a própria navegação dos conteúdos, uma vez que estará tudo especificado no HTML.

Outras implementações vão fazer o HTML5 se destacar

Uma delas é o advento das tags de geolocalização (que vai permitir que os sites identifiquem de onde vêm os usuários e separar conteúdo personalizado para estas pessoas e a possibilidade de acessar sites mesmo estando offline através da nova forma de caching dos conteúdos da internet. Estes dois elementos vão fazer o conteúdo web ganhar um caráter regional e também facilitar a navegação dos usuários.

Este aumento de classificações de conteúdos dentro de um site vai ajudar na organização de material que se encontra na web atualmente. É a chamada Web Semântica. Ou seja, o HTML 5 está colaborando para a internet ser cada vez mais um local onde as informações que as pessoas procuram vão estar disponíveis corretamente. Se o seu site ainda não está formatado em HTML, se prepare que muito brevemente você deverá fazer estas atualizações. Ganham os administradores de sites com páginas mais fáceis de administrar e modificar e também ganham os usuários com uma navegação mais rápida e conteúdo web mais personalizado.

Os produtos da Lector Tecnologia já estão portados para HTML5, agregando muitos benefícios: como rodar em dispositivos móveis (tablets, smartphones e outros) além de um desempenho ainda superior.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: