Educação à distância como instrumento do desenvolvimento humano.

Atualmente, o conhecimento e o uso de novas tecnologias são ferramentas importantes para quem quer se destacar no mercado cada dia mais competitivo. Sabendo da importância deste conhecimento, muitos cidadãos buscam a sua qualificação profissional, para uma melhor qualidade de vida e colocação no mercado de trabalho. Porém, são poucas as pessoas que possuem essa preocupação, tendo em vista que muitos não têm acesso às tecnologias e tampouco sabem da existência delas.

O cenário que estamos presenciando nos mostra que a Inclusão Digital ou a democratização das tecnologias está tornando-se parte fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Não basta “apresentar” o cidadão às novas tecnologias se o mesmo não é capaz de utilizá-las; é preciso fazer com que o conhecimento por ele adquirido sobre a informática, seja útil para melhorar seu quadro social.

Vivemos um momento estimulante e desafiador, cercados por mudanças, principalmente nas áreas referentes às tecnologias. À medida que as organizações crescem, suas necessidades mudam e consequentemente as dos seus colaboradores. O intuito é combinar o uso das novas tecnologias aos funcionários que querem aprender, fazendo com que eles se sintam valorizados e estimulados a encontrar novos aprendizados e novas descobertas.

A ferramenta desenvolvimento vem crescendo dentro da organização, seja pelos gestores de Recursos Humanos ou por qualquer outra área da empresa que tenha em mente a melhoria, a renovação. O desenvolvimento nada mais é do que um processo de melhoria que implica no crescimento, na mudança ou na evolução de um ser humano e deveria fazer parte da vida das pessoas, tanto no pessoal quanto no profissional, pois o retorno é sempre positivo. As empresas têm papel fundamental no desenvolvimento dos seus colaboradores, tornando-se o caminho para incentivá-los e levar maiores conhecimentos através de novas formas de aprendizagem.

Organizações de vários ramos vêm adotando como ferramenta de crescimento e sucesso a Educação à Distância, oferecendo aos seus colaboradores capacitação e treinamentos on-line. A EaD torna-se cada vez mais abrangente, pois se trata de uma educação independente, tendo como princípio a autoaprendizagem, onde é oferecido ao aluno uma experiência de autoestudo, podendo exercitar o mesmo sua autonomia.

Há vários fatores que contribuem para o aumento de cursos na empresa através da EaD: flexibilidade de horários, não há dificuldades em deslocamento de funcionários, menor custo em relação à educação tradicional e a própria inclusão digital dos colaboradores. Optando por esse tipo de capacitação, a empresa consegue economizar tempo e dinheiro, garantindo uma qualificação adequada e aperfeiçoamento de qualidade aos seus colaboradores, gerando um grande diferencial entre a concorrência, utilizando-se da tecnologia para seu crescimento.

Mas não é só de vantagens que a EaD empresarial vive. As organizações que estão dispostas a oferecer aos seus funcionários um programa através da Educação à Distância precisam estar cientes que necessitarão atender alguns pontos para validar o mesmo: profissionais habilitados, infraestrutura adequada, material apropriado para cada capacitação, produção de conteúdo e gestão do programa.

Assim como os cursos presenciais, na EaD também existirá os colaboradores que participarão estudando e os que não participarão, os que querem somente a validação do curso e os que querem realmente aprender. O problema não é a modalidade de ensino, mas sim o fator de comprometimento do mesmo. Caberá à área de Recursos Humanos analisar o perfil desses profissionais através da capacidade produtiva e adequar o ensino de acordo com cada colaborador.

A implantação é trabalhosa e o maior desafio talvez sejam os investimentos iniciais e o treinamento do pessoal. Para a organização obter êxito e não apenas tomar o tempo de seus funcionários, faz-se necessário que antes de tudo, a empresa insira o conceito de tecnologia no dia a dia dos profissionais, estimulando-os e os motivando a conhecer e participar dessa modalidade de ensino, para que não só a empresa cresça, mas também o colaborador como indivíduo.

O grande sucesso da Educação à Distância como instrumento do desenvolvimento humano depende de todos os envolvidos. Tendo como objetivo maior oferecer um permanente aprendizado, gerar total comprometimento e alcançar resultados significativos no âmbito empresarial.

Fonte: RH.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: